O número de pagamento utilizando cartões no Brasil tem registrado crescimento nos últimos anos, e mostra tendência a continuar assim. Os dados referentes ao primeiro semestre de 2019, divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), revela que os brasileiros movimentaram R$ 416 bilhões com cartões no período, sendo R$ 260 bilhões (+17,8%) com cartões de crédito, R$ 152,5 bilhões (+15,1%) com cartões de débito e R$ 3,5 bilhões (+58,8%) com cartões pré-pagos. Tanto para clientes como para lojistas é importante entender a diferença entre alguns tipos de cartões disponíveis. O cartão pode ser private label, bandeirado ou mesmo co-branded. Veja a seguir a características de cada modelo.

Cartões Private Label e Cartões Bandeirados

O cartão private label, também chamado cartão de crédito de loja, é um modelo de cartão emitido por varejistas e que não tem vínculo com as bandeiras tradicionais de crédito. Normalmente, esse tipo de cartão funciona apenas para compras em lojas que sejam da mesma rede e garantem condições melhores e competitivas para os clientes que fazem a adesão.

Para o lojista, o objetivo da implantação do cartão private label é fidelizar os clientes à loja, garantindo benefícios nas compras, e consequentemente aumentar a geração de receita motivado pelo uso do cartão. A possibilidade de pagar parcelado e vantagens como programas de desconto e ofertas exclusivas podem ser um bom atrativo para novos clientes.

Já os cartões bandeirados estão vinculados a marcas como Mastercard, American Express, Elo ou Visa, por exemplo. Essas empresas são responsáveis por intermediar as operações de venda entre o consumidor, a loja e a operadora do cartão. Elas também são responsáveis por definir as regras de utilização do cartão e sua aceitabilidade. No geral, os cartões com as bandeiras mais conhecidas são aceitos em qualquer estabelecimento a nível global.

Cartões Co-branded

Seguindo uma linha parecida com os cartões private label, os cartões co-branded são uma alternativa de meio termo. Ele é emitido por uma rede varejista e ao mesmo tempo tem uma bandeira inserida. Isso significa que ele tem as mesmas vantagens do cartão de crédito de loja, sem a restrição de poder ser usado apenas naquela rede.

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